Artigos


Teologia na prática

Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras. Salmos 73:28

O Curso de Missão Integral no CEM nos proporciona mais que uma teologia teórica, cheia de conceitos intangíveis e de difícil compreensão. Tenho aprendido a teologia na prática e essa é uma das coisas que nos demanda tempo e renuncia diária, pois leva a vida inteira.

Cheguei ao CEM com uma dessas pequenas crises existenciais, parecida com a crise de Moisés, quando Deus apareceu numa sarça ardente. Eu não tive esse privilégio de ver sarça, anjo ou qualquer coisa sobrenatural para aceitar o chamado, porém é realmente estranho e difícil ter que abrir mão de tudo que conquistamos para seguir em obediência. O nosso ego não deixa, nossa família nos prende, a sociedade nos julga, mas o nosso coração continua queimando, até que a resposta se torna um passo de fé, “eu vou”. Foi essa simples atitude que me trouxe pro CEM e foi aqui que me encontrei tanto como pessoa quanto profissionalmente e tenho me descoberto como missionária.

Foram muitos meses de aprendizado desde então. É relevante nunca esquecer que a Missão não é minha ou de qualquer outra pessoa ou igreja, a Missão é de Deus. É ele o maior interessado em realizá-la e por isso vai continuar como, segundo John Stott, um “cão de caça” atrás daqueles que responderão “sim”. Aprendi que não precisamos largar tudo que temos para viver pela fé, pelo contrário, Deus quer nos usar justamente na nossa especialidade. Aprendi a importância de conviver em comunidade. Assim, como a Trindade (o Deus que vive em perfeita harmonia comunitária) se importa com a nossa individualidade, Ele está interessado em remir e salvar todas as comunidades desse mundo.

Agora estou na expectativa para o estágio Transcultural, que acontecerá nos meses de Outubro e Novembro, em Zâmbia, África. Terei a oportunidade de servir a um povo marcado pela pobreza, corrupção, fome, guerras e doenças. Uma nação que tem como maior vilão hoje a AIDS, e a cada dia tem se tornado um país órfão, devido à baixa expectativa de vida. Apesar de tudo, sei que Deus já tem agido na Zâmbia através de outras pessoas. Eu espero ser mais um canal de bênção para aquele povo, levando um pouco do amor de Cristo.

_______

Lis Lopes é aluna do curso Missão Integral 2012/2013

– See more at: http://www.cem.org.br/site/artigo/teologia-na-pratica/#sthash.ca8JBBh1.dpuf