Produção Textual Final


OS JUDEUS E OS CRISTÂOS NOVOS NO NORDESTE DO BRASIL: o desafio da igreja evangélica em romper com o silencio e buscar diálogos para uma comunicação do evangelho

Aluno:

LUCIANO HENRIQUE FONSECA E SILVA LENZ

Banca examinadora:

Dr. William Lacy Lane – Orientador

Dr. Sebastião Lúcio Guimarães – Examinador Interno

Dr. Florencio Moreira de Ataídes – Examinador Externo

 

Data de defesa: 1º de novembro de 2017

Resumo:

A presente dissertação pretende despertar a Igreja Evangélica Brasileira, através de bases bíblicas, históricas e porque não teológicas, em romper com o silêncio na busca por diálogos com judeus, cristãos novos e seus descendentes na região nordeste do Brasil, visando uma comunicação missional do evangelho. Procura-se através dos registros históricos elucidar a história judaica na sua influência histórica na formação do Brasil Colônia, contribuindo com a formação dos descendentes de judeus nordestinos. O Capítulo 2 apresenta a revisão de literatura precedente, contendo as obras, artigos e materiais disponíveis que permitiram um escopo do assunto a ser abordado. O Capítulo 3 discorre sobre a importancia de se considerar o registro histórico como fonte para explicar, sem inventar os acontecimentos que estão registrados na história da Igreja, da Península Ibérica, e do descobrimento do Brasil. No Capítulo 4 é explicado a raiz do sentimento sionista e sua ligação como povo, nação e identidade judaica, suas implicações no passado e em seu processo de consolidação do sentimento de pertencer e ser judeu. O Capítulo 5 aborda o processo contrário ao sentimento de aceitação, o antissemitismo que desperta e incentiva o ódio, perseguição a tudo que se diz judeu ou apresenta uma ligação direta ou indireta. No Capítulo 6 o assunto é a Inquisição, seu processo histórico na Península Ibérica, as implicações e contribuições da presença judaica na formação da História do Brasil. E por fim, no Capítulo 7 apresenta uma proposta de diálogo, como reposta da igreja para uma comunicação, tendo sua missão de anunciar o evangelho de forma verdadeira, participativa e inclusiva.

 

Palavras Chaves: Judeus, Cristãos Novos, Marranos, Confessos; Criptojudeus; Sefarditas; Inquisição; Judeus Messiânicos; Sionismo; Antissemitismo; Comunicação; Diálogo; Evangelho.