Produção Textual Final


PREPARO PRÉ-CAMPO NO CUIDADO INTEGRAL DO FILHO DE MISSIONÁRIO: Observações e recomendações aos pais, às agências missionárias e igrejas enviadoras

Aluno:

Janet Susan Greenwood

Banca examinadora:

1. Prof. Dr. João Marcos Cardoso de Sousa
2. Profa. Dra. Antônia Leonora van der Meer – Orientadora
3. Prof. Dr. Alcir Almeida de Souza

Data: 30 de novembro de 2011

Resumo:

O presente trabalho pretende tratar da necessidade de cuidado integral dos Filhos de Missionários, partindo da conceituação de cuidado integral e tratando também das características de Filhos de Terceira Cultura e os benefícios e desafios que estes apresentam. Pode ser percebido que a adaptação cultural e o bem-estar do Filho de Missionário são ligados ao relacionamento com os pais, ao entendimento da razão por estar no campo, ao preparo em termos de informação e à aprendizagem da língua que será usada no novo lugar, além de fatores ligados à idade da criança e características pessoais variáveis. O primeiro capítulo trata das definições de Filho de Missionário e Filho de Terceira Cultura e a razão por que ele precisa de cuidado integral tanto quanto seus pais. No segundo capítulo, o desenvolvimento infantil na perspectiva cultural é explorado, considerando alguns dos desafios que uma mudança de cultura poderá apresentar para a criança em cada faixa etária. No capítulo três estão disponibilizados os dados da pesquisa, que apontam diversas dificuldades em adaptação que as crianças têm em cada faixa etária, como tristeza ao ter de deixar para trás parentes e animais de estimação, dificuldade de adaptação à escola por falta de capacidade linguística e problemas em formar novas amizades. É de grande encorajamento observar o entendimento da importância do chamado dos pais para a obra missionária e o desejo de muitos de participarem junto com os pais neste chamado. O quarto capítulo apresenta algumas recomendações aos pais, agências missionárias e igrejas enviadoras relativas ao preparo da família antes de ir ao campo. Sugere-se um programa de preparo pré-campo, com orientação para os pais e para os filhos, a ser oferecido pela agência e/ou escola, com o apoio de psicólogos, quando apropriado.

Palavras-Chaves: Filho de Missionário, Filho de Terceira Cultura, Cuidado Integral, Cultura, Adaptação, Preparo Pré-Campo.

e-mail: jansgbr@yahoo.co.uk veja imagens da defesa – clique aqui