Produção Textual Final


ULTIMATO 1968-2017 – 50 ANOS DE COMPROMISSO COM A MISSÃO DE DEUS

Aluno:

ARIANE GOMES DE LIMA DOS SANTOS

Banca examinadora:

Dr. Timóteo Carriker – Orientador

Dr. William Lacy Lane

Prof. Wilson Costa dos Santos

 

Data da defesa: 30 de julho 2018

Resumo:

Muito tem sido dito, pregado e escrito a respeito da missão como parte da agenda de Deus. Pregadores, professores e escritores afirmam que, desde o princípio da história da humanidade, é Deus quem tem a iniciativa e cerca o homem de bem. Além disso, veio dele a solução para reconciliar e restaurar consigo mesmo a criação, enviando o seu próprio Filho, em missão, como sacrifício.

Como povo de Deus, os cristãos são convidados a participar dessa missão e cooperar com a reconciliação da criação com o Criador. Eles devem ter Jesus como modelo e as Escrituras como referencial, e podem agir em diversas frentes, sempre firmes no propósito de amar as pessoas, evangelizá-las e acolhê-las em seu contexto, ajudando-as a enfrentar seus desafios.

A presente pesquisa investigou como a revista Ultimato abordou o tema da missão entre os anos 1968 e 2017 e concluiu que, ao longo de cinquenta anos de existência, o periódico tem cumprido o propósito de evangelizar e edificar, tal como descrito em sua missão: “Contribuir para a transformação de vidas e edificação da igreja por meio da publicação de conteúdo cristão”.

Ultimato tem ocupado lugar na história da imprensa protestante brasileira como periódico especializado em conteúdo bíblico e cristão, por meio do qual é possível apreender melhor a multiplicidade de acontecimentos e saber mais a respeito dos personagens que fazem parte da história do protestantismo e da missão no Brasil.

A revista tem se destacado por acolher a missão integral em seu conteúdo escrito, ao abordar assuntos como combate à pobreza, infância, cidadania, ética, inclusão, solidariedade, atuação entre grupos minoritários, tecnologia, trabalho e ação social, além de participar como membro-fundadora e apoiadora de iniciativas e eventos realizados por organizações também comprometidas com a missão integral.

 

Palavras-chave: missão, missão integral, imprensa periódica protestante, revista Ultimato.