Produção Textual Final


“Valadarenses rumo ao norte – observando este fenômeno cultural e seu impacto social e religioso”

Aluno:

Maruza Dias do Nascimento

Banca examinadora:

1. Ms. Alcir Almeida de Souza (orientador)
2. Ms. Ernesto Daniel Galeano
3. Ms. Fernando Luís Andrade de Freitas
Data: 21 de novembro de 2006 – veja resumo aqui

Resumo:

A emigração de valadarense para os Estados Unidos é uma investigação que tem como objetivo elucidar algumas facetas do processo deste fenômeno emigratório. Procuramos estudar este fenômeno cultural, buscando suas origens na história do município e fatores que contribuíram e continuam a incentivar este processo.
A pesquisa está subdivida em três partes. Na primeira encontra-se uma breve descrição da história do município, que por sua vez foi dividida em décadas, onde se encontra o pano de fundo da emigração para os Estados Unidos.
O segundo capítulo trata do processo emigratório e suas implicações. Traçando um perfil deste emigrante e de toda a problemática que o envolve, sua adaptação ao novo país, seu perfil de trabalho e alguns prejuízos e benefícios que a emigração tem acarretado para o município de Governador Valadares.
No terceiro e último capítulo, realizamos entrevista com pastores e líderes que exercem o ministério nos Estados Unidos, de 14 comunidades religiosas, através de um questionário, onde tivemos como objetivo conhecer um pouco mais das igrejas brasileiras nos Estados Unidos.
As perguntas dirigidas a estes líderes foram divididas em duas partes: a primeira parte teve como objetivo conhecer a realidade ministerial da igreja; e na segunda parte foram feitas perguntas relacionadas às questões tratadas no segundo capítulo.
Esta dissertação não se propôs a oferecer respostas prontas para as comunidades cristãs nos Estados Unidos, mas observar os elementos que integram o fenômeno de emigração e realçar aspectos que podem ser relevantes para a igreja na realização de uma pastoral emigratória.

E-mail: maruzadiasdonascimento@hotmail.com