Curso de Missão Integral

Sobre

Entendemos como Missão Integral o serviço ao nosso próximo em todas as dimensões da sua vida. Sabemos que o ser humano em suas comunidades não só precisa ouvir e responder ao evangelho da salvação, mas que o Evangelho atinge e transforma o ser humano todo. Inclui a responsabilidade social, a solidariedade com o próximo e seu bem-estar emocional, material e político. Missão Integral é o curso oferecido pelo Centro Evangélico de Missões — CEM para universitários, profissionais, líderes de ministério e obreiros que têm interesse em levar o Reino de Deus a todas as áreas da sociedade, para atuar em missões dentro ou fora do país.

Quer saber mais?
O que os nossos alunos pensam sobre o curso?

    Trabalhamos um ensino integral. Buscamos equilíbrio entre um alto padrão acadêmico, oportunidades de desenvolver habilidades práticas e amadurecimento espiritual e emocional. Para isso, contamos com uma comunidade docente que traz uma grande variedade de experiências acadêmicas, missionárias e eclesiásticas, promovendo assim um ambiente de aprendizagem sólida e dialógica, que permite o desenvolvimento de convicções e crenças individuais, apropriadas para o ministério missionário.

    As turmas são anuais, com início das atividades em fevereiro. As aulas são no turno vespertino e cada matéria acontece em módulos durante uma quinzena. No último semestre do curso, os alunos saem para um estágio transcultural de 45 dias, requisito obrigatório para a formatura.

    FORMAÇÃO MISSIONÁRIA 1 ANO

    Se você já possui formação bíblica de nível médio ou tem diploma de Bacharel em Teologia, poderá fazer apenas os estudos do ano Missiológico, no sistema de módulos e regime residencial.

    MISSÃO INTEGRAL 2 ANOS

    O curso tem duração de 22 meses para aqueles que não possuem formação teológica. Também é oferecido no sistema de módulos e regime residencial. Buscamos um alto padrão acadêmico dos alunos e uma sólida formação bíblica e missiológica, além da experiência missionária local e transcultural.

    – Filiação denominacional e plena comunhão com uma igreja evangélica há pelo menos dois anos;

    – Ter concluído o ensino médio (segundo grau);

    – Ter idade mínima de 18 anos completos;

    – Em caso de alunos casados, ter pelo menos um ano de casamento.

    Obs.: Em caso de casais, os dois futuros alunos devem cumprir os requisitos e entregar documentação separadamente.

    –  01 foto 3×4 recente;

    – Formulário de matrícula devidamente preenchido;

    – Declaração de concordância com o Regimento e Regulamentos da Escola de Missões;

    – Concordância por escrito com a Declaração de Fé adotada pelo CEM (WEF e Pacto de Lausanne);

    – Atestado Médico de sanidade física;

    – Fotocópias da identidade e certidão de casamento;

    – Nome e endereço completo (incluindo e-mail) de três autoridades eclesiásticas que estão dispostas a responder um questionário de informações confidenciais. Atenção! Não poderão ser indicadas pessoas com parentesco. Poderão ser líderes de departamento ou conselho missionário, mentores (as), diáconos da igreja local, que conheçam e acompanhem o vocacionado. Estas informações são fundamentais no processo seletivo. Por isso, devem ser dadas de forma clara, mas consistente, contribuindo para o conhecimento do perfil do candidato; 

    – Carta da igreja/denominação/organização definindo seu compromisso no sustento financeiro, emocional e de oração do aluno;

    – Memorial descritivo de compromisso cristão e vocação missionária, de até três páginas, devidamente datado e assinado. Nesse documento o candidato deve incluir detalhes de sua conversão, religião dos pais, experiências com outras religiões e seitas, experiências com drogas ou outro tipo de dependência, detalhes da vida espiritual do cônjuge e outros detalhes que possam ter influenciado a sua vida cristã.

    – Cópia do comprovante de escolaridade (diploma/certificado, histórico escolar).

    Obs.: Toda a documentação pode ser encaminhada via Correios ou por e-mail; neste caso, recomendamos escanear os documentos, certificados, etc., assim como as assinaturas para serem inseridas nos arquivos do Word. Qualquer dúvida, entrar em contato com a Secretaria Acadêmica (sacad@cem.org.br).

    Clique em cada formulário para baixá-lo, preencha e envie para a secretaria acadêmica: sacad@cem.org.br

    Ficha de matrícula

    Termo de concordância com a declaração de fé e os regulamentos do CEM

    Regulamentos

    Declaração de fé do CEM

    – Custos Acadêmicos: Incluem gastos com disciplinas, acesso à internet e moradia em alojamento (solteiros)

    – Custos de Alimentação: despesas com alimentação

    Alunos solteiros residentes

    – Custo Acadêmico: 24 parcelas (reajustáveis anualmente pelo indexador do CEM)

    – A primeira parcela, que deverá ser paga em janeiro, é considerada matricula e garante a vaga para o aluno. Não será devolvida em caso de desistência.

    – Custo do estágio transcultural: não estão inclusos nos custos acadêmicos, o valor do estágio transcultural, que varia de acordo com o tipo de ministério pretendido pelo aluno. O estágio transcultural é requisito para a formatura e seus custos são levantados pelo próprio estudante, como parte do seu treinamento.

    Alunos casados residentes

    – Custo Acadêmico para o casal: 24 parcelas (reajustáveis anualmente pelo indexador do CEM)

    – A primeira parcela é considerada matricula e garante a vaga para os alunos. Não será devolvida em caso de desistência. Esse valor não inclui os gastos com moradia. Os apartamentos e kitinetes não são mobiliados.

    – Custo das refeições e aluguel: A ser definido de acordo com as necessidades do casal (reajustáveis anualmente pelo indexador do CEM).
    Obs.: No caso de alunos residentes casados, os custos de aluguel serão definidos de acordo com as opções de moradia da família, existentes na Escola. Há a possibilidade de se residir na cidade (4 km de distância do CEM).

    – Custo do estágio transcultural: não estão inclusos nos custos acadêmicos, o valor do estágio transcultural, que varia de acordo com o tipo de ministério pretendido pelo aluno. O estágio transcultural é requisito para a formatura e seus custos são levantados pelo próprio estudante, como parte do seu treinamento.

    Para maiores informações dos custos financeiros, entre em contato pelo email admin@cem.org.br

    Os pagamentos das taxas do CEM podem ser efetuados através de boleto bancário, que você mesmo preenche na página do CEM na internet. Depois que você fornecer seus dados e a finalidade a que se destina o pagamento, o sistema gerará um documento que você pode pagar em qualquer banco até o vencimento. Após o vencimento, o boleto só pode ser pago no Banco do Brasil. Para pagar direto na máquina do caixa eletrônico escolha “pagamentos”/”com código de barras”/”outros convênios”. Se o código de barras não estiver legível, escolha “pagamentos”/”sem código de barras”/”outros convênios”.

    Para gerar boleto para qualquer pagamento, clique aqui.

    – Clique aqui para acessar a listagem dos professores do CEM