Resumo dissertação José Evaristo Abias

Aluno: José Evaristo Abias
Título: A UIEA: VISÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGICA DA SAGM – Implantação e Desenvolvimento da Igreja e Análise do seu Relacionamento com a Missão Fundadora no Exemplo da SAGM em Angola

Banca Examinadora:
1. Ms. Antonia Leonora van der Meer (orientadora)
2. Ms. Alcir Almeida de Souza
3. Ms.Fernando Luiz Andrade de Freitas (examinador externo)
Data: 07 de dezembro de 2005

Resumo:
Este trabalho se propõe a fazer uma análise histórica e estratégica da SAGM (South África General Mission) no centro-leste e sudoeste de Angola, onde esta Missão fundou e tem estado a desenvolver a Igreja desde 1914. Embora o trabalho possa fazer alusão ao que foi feito por outras Missões, ele não é mais abrangente devido à limitação de bibliografia disponível visto que muito dela foi destruído juntamente com as então estações missionárias, e a dificuldade de encontrar fontes orais dada a complexidade sócio-polítco-militar da região alvo. Terá como principal recurso as Igrejas implantadas pela então SAGM hoje SIM (Serving In Mission) nas províncias angolanas de Moxico, Bié, Huambo, Kuando Kubango, Huíla e Namibe, mas também fará referência aquelas em que se implantou posteriormente.
Na análise avaliaremos o que foi feito, os resultados, as consequências e então o que pode ser feito hoje.
A razão deste trabalho é procurar recuperar o conhecimento do passado e assim entender o quê e o porquê do que a Igreja está a fazer e a passar hoje, através do entendimento do processo histórico da sua implantação e então a partir daí projectar o futuro. Não pretende ser uma crítica negativa ao trabalho missionário nem uma mera tentativa de justificar a Igreja dos seus erros ou das dificuldades que enfrenta.
O alvo é ajudar a Igreja a recapturar uma visão que reflicta um claro entendimento bíblico da sua missão (sacerdotal e profética) como extensão do Reino de Deus e despertá-la para os desafios do mundo em geral e do contexto em que ela se acha inserida.

E-mail: jeabias@yahoo.com

  • #1 escrito por Ernesto Feliciano
    há 1 ano atrás

    Creio firmemente que o Pr Abias é um dos homens que tem contribuido para o crescimento da Igreja em Angola e na Africa em geral..